CorinthiansCorinthians

O ano de 2023 foi um ano difícil para o Corinthians. A equipe não conseguiu conquistar nenhum título importante e terminou a temporada em 13º lugar no Campeonato Brasileiro. Além disso, o clube passou por uma crise financeira e administrativa, com o uso de seis treinadores diferentes ao longo do ano.

Diante desse cenário, o Timão precisa aprender com os erros cometidos para ter um ano melhor em 2024. Confira, a seguir, as cinco maiores lições que o Corinthians deve levar para o próximo ano:

Corinthians
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

1. É preciso ter um projeto sólido

Primeiramente, um dos principais problemas do Corinthians em 2023 foi a falta de um projeto sólido. O clube trocou de treinador pelo menos três vezes ao longo do ano, e teve nada menos que seis profissionais diferentes treinando o time, o que dificultou o desenvolvimento de uma equipe competitiva.

Para 2024, o Timão precisa definir um projeto claro, com objetivos definidos e metas a serem alcançadas. O clube precisa também definir o perfil de treinador que se encaixe nesse projeto. Uma vez que essa escolha se mantenha por Mano Menezes é necessário ter força para acreditar na continuidade do projeto, mesmo quando o resultado não chegar.

2. É preciso investir na base do Corinthians

A base do Corinthians é um dos seus principais ativos. O clube tem revelado grandes jogadores nos últimos anos, como Pedrinho, Maycon, Murillo, Gabriel Moscardo e Gabriel Pereira.

No entanto, o Timão precisa investir mais na base para que ela continue a formar jogadores de qualidade. O clube precisa melhorar a estrutura da base e oferecer melhores condições de trabalho para os jovens jogadores. E além disso, é preciso cuidar da cabeça destes garotos para que não haja uma migração em massa como aconteceu em 2023.

Anúncios



3. É preciso ter uma gestão profissional

A gestão do Corinthians também foi um problema em 2023. O clube passou por uma crise financeira e administrativa, que afetou o desempenho da equipe dentro de campo. Agora com uma nova diretoria se espera que os resultados práticos e de gestão sejam bem melhores

Então, para 2024, o Timão precisa ter uma gestão profissional, com pessoas capacitadas para tomar as decisões corretas. O clube também precisa ser mais transparente com a torcida, informando sobre as finanças e a administração do clube.

Anúncios



4. É preciso ter um Corinthians mais forte

O elenco do Corinthians é um dos mais desequilibrados do futebol brasileiro. O clube perdeu muitos jogadores importantes no último ano, sem fazer contratações equivalentes na importância para repor essas perdas. São os casos de Roger Guedes, Ádson e Murillo.

Por isso, para 2024, o Timão precisa ter um elenco mais forte, com jogadores de qualidade para todas as posições. O clube precisa também ter um planejamento para fazer contratações pontuais, que atendam às necessidades da equipe. Reformulação é a palavra de ordem e isso só acontece com mais força no elenco.

5. É preciso ter a Torcida ao lado

A torcida do Corinthians é uma das mais apaixonadas do futebol brasileiro. No entanto, o clube perdeu um pouco da sua credibilidade em 2023, devido ao mau desempenho da equipe. Em campo nunca faltou apoio, mas é de notório conhecimento que existe um abalo na relação Timão x Fiel.

Para 2024, o Timão precisa reconquistar o apoio absoluto da torcida. O clube precisa voltar a vencer e fazer um futebol bonito, para que a torcida volte a acreditar na equipe. Com a Fiel junto e uma gestão profissional é possível esperar e acreditar em um 2024 muito melhor! Feliz Natal Fiel.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do Corinthians em 2024? Explore mais análises, entrevistas e coberturas exclusivas em Timão em Foco. Então, clique aqui para navegar e aprofundar sua conexão com o Timão. A paixão pelo Corinthians nunca foi tão informativa. Vai, Corinthians!

  • Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Timão em Foco.

By Oliver R. Ferrara

Corinthiano há quase 30 anos. Com formação Técnica em Informática e Graduação em Teologia. Empresário, Marketeiro e Copywriter desde de 2016. Colunista do "Timão em Foco".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.