O Timão está começando um processo de investir mais na saúde emocional de seus atletas. Portanto nesse contexto, temos a chegada da renomada psicóloga Anahy Couto ao Corinthians, como tentativa de revolucionar o cuidado emocional no clube.
Em uma entrevista exclusiva à Corinthians TV, Anahy detalhou sua abordagem única e como ela planeja impactar positivamente a mentalidade dos jogadores.
Então, vamos explorar os insights valiosos compartilhados por essa profissional que chega ao Timão em um momento tão importante como este, depois de uma temporada de muita oscilação e com questionamentos sobre a parte emocional dos jogadores.
Os Fundamentos do Cuidado Emocional
Anahy Couto inicia sua jornada no Corinthians trazendo consigo uma bagagem de sucesso, tendo desempenhado um papel fundamental na inédita conquista da Copa do Brasil pelo São Paulo em 2023. Por isso, ela destacou a necessidade de um profissional em psicologia no esporte, ressaltando que, enquanto há especialistas para o aspecto físico e técnico, o emocional também demanda atenção especial.
“Psicólogo do esporte. Psicólogo em uma equipe é, de uma maneira geral, cuidar das emoções. Então, a gente tem profissionais que treinam a parte física, a gente tem profissionais que treinam a parte técnica, a parte tática. Então é interessante que você tenha um profissional de psicologia para treinar essas emoções. Emoção todo mundo tem.”, enfatizou Anahy em parte da entrevista.
Em resumo seu método consiste em criar uma atmosfera de confiança, onde os jogadores se sintam à vontade para expressar seus sentimentos. Isso, segundo ela, é essencial para construir uma base sólida para o crescimento emocional.
“Então toda emoção é bem-vinda, não existe emoção negativa. O importante é a gente saber em que momento uma vai estar um pouco lá em cima, em que momento a gente vai conter outra. Então a gente vai fazer esse equilíbrio emocional.”, essa foi mais uma das frases de Anahy.