O ano de 2023 foi um ano difícil para o Corinthians. A equipe não conseguiu conquistar nenhum título importante e terminou a temporada em 13º lugar no Campeonato Brasileiro. Além disso, o clube passou por uma crise financeira e administrativa, com o uso de seis treinadores diferentes ao longo do ano.
Diante desse cenário, o Timão precisa aprender com os erros cometidos para ter um ano melhor em 2024. Confira, a seguir, as cinco maiores lições que o Corinthians deve levar para o próximo ano:
1. É preciso ter um projeto sólido
Primeiramente, um dos principais problemas do Corinthians em 2023 foi a falta de um projeto sólido. O clube trocou de treinador pelo menos três vezes ao longo do ano, e teve nada menos que seis profissionais diferentes treinando o time, o que dificultou o desenvolvimento de uma equipe competitiva.
Para 2024, o Timão precisa definir um projeto claro, com objetivos definidos e metas a serem alcançadas. O clube precisa também definir o perfil de treinador que se encaixe nesse projeto. Uma vez que essa escolha se mantenha por Mano Menezes é necessário ter força para acreditar na continuidade do projeto, mesmo quando o resultado não chegar.
2. É preciso investir na base do Corinthians
A base do Corinthians é um dos seus principais ativos. O clube tem revelado grandes jogadores nos últimos anos, como Pedrinho, Maycon, Murillo, Gabriel Moscardo e Gabriel Pereira.
No entanto, o Timão precisa investir mais na base para que ela continue a formar jogadores de qualidade. O clube precisa melhorar a estrutura da base e oferecer melhores condições de trabalho para os jovens jogadores. E além disso, é preciso cuidar da cabeça destes garotos para que não haja uma migração em massa como aconteceu em 2023.